Quais as tecnologias assistivas disponíveis e como trabalhar com as mesmas?
Introdução:
No Brasil, segundo dados do Ministério da Educação cerca de 10% da população apresenta algum tipo de deficiência e a ONU em seu artigo 1º define que ¨"Pessoas com deficiência são aquelas que tem impedimentos de natureza física, intelectual, ou sensorial, os quais em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas."
É necessário que se entenda que essa parcela da população que antes ficava a margem da sociedade, hoje, antes de tudo quer inclusão de direitos. Nesse sentido muitas lutas foram travadas e surgiram então diversos marcos, declarações, com o objetivo sensibilizar a sociedade para se pensar em um mundo para todos. É nesse contexto que surge a Tecnologia Assistiva, com o objetivo de identificar todo o arsenal de recusos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente ajudar a promover vida independente e inclusão.
Justificativa:
Acreditando que a escola tem um papel preponderante na construção de um ambiente e de uma sociedade mais acessível, inclusiva, onde as barreiras arquitetônicas e atitudinais sejam diminuidas, ou até mesmo eliminadas, e ainda, que as tecnologias exercem um papel fundamental nesse movimento de inclusão, justificamos o presente projeto, porque como afirma RADABAUCH, 1993
"Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisa possíveis."
Objetivo Geral:
Apropriar-se de conhecimentos sobre as tecnologias assistivas disponíveis.
Objetivos Específicos:
- Pesquisar sobre as tecnologias assistivas disponíveis.
- Compreender o que são e como se trabalha com as tecnologias assistivas.
- Conhecer e trabalhar com softwares de acessibilidade.
- Compreender as novas concepções e possibilidades pedagógicas que as Tecnologias da Informação e Comunicação apontam.
Procedimentos:
- Pesquisar sobre as tecnologias assistivas.
- Organizar um arqivo com reportagens, documentários, bibliografias sobre o assunto.
- Conhecer e trabalhar com software que ajudam o aluno da educação especial a acompanhar melhor a sala regular.
- Leituras.
- Busca de sites, entre outros.
Recursos:
Humanos: professor e alunos.
Materiais: livros, revistas, computador...
Avaliação:
A avaliação do projeto se dará constantemente, observando sempre se as tecnologias assistivas estão visando a autonomia e a independência e ainda, se houve aprendizagem e mudança de conceitos sobre as tecnologias assistivas.
Bibliografia:
MORAN, José Manuel (org.); MASETO, Marcos e BEHRENS, Marilda. 2000. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus.
Tecnologias Digitais acessíves / Debora Conforto...(el al.); Lucila Maria Costi Santarosa (org.). Porto Alegre: JSM Comunicação. LTDA, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário